O Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo) está com as inscrições abertas para a segunda fase do programa CNH Social. São 3.500 vagas gratuitas para tirar a primeira habilitação, adicionar categorias ou até mesmo mudar para categorias mais pesadas como ônibus e caminhões.
A CNH Social é um programa governamental que tem o objetivo de oferecer a carteira de motorista gratuitamente para pessoas de baixa renda. Através desse programa, cidadãos que não teriam condições financeiras de tirar a habilitação tradicionalmente, podem ter acesso a essa importante ferramenta para melhorar sua qualidade de vida e aumentar suas chances de conseguir um emprego.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a CNH Social, confira.
Quem pode participar?
A oportunidade é para todos os capixabas que se encaixam nos requisitos do programa, como estar inscrito no CadÚnico e atender aos critérios de renda. Além disso, 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência e 13% para egressos do sistema prisional.
Como se inscrever?
Para garantir sua vaga, basta acessar o site do Detran-ES até às 23h59 do dia 29 de setembro de 2024 e preencher o formulário de inscrição. É importante ter em mãos os dados do CadÚnico, pois eles serão verificados no sistema.
Documentos para tirar CNH Social
A documentação depende de cada estado, mas, geralmente, os documentos necessários para a solicitação da CNH Social são:
- Documentos pessoais como RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- NIS;
- Renda familiar;
- Telefone para contato;
- Número da CNH, se o cidadão deseja fazer a mudança ou adição de categoria.
O que o programa oferece?
A CNH Social oferece diversas vantagens para os participantes, como:
- Isenção de taxas: todos os procedimentos, desde a biometria até as aulas práticas, são gratuitos;
- Acompanhamento: os beneficiários terão todo o suporte necessário para concluir o processo de habilitação;
- Cursos profissionalizantes: após obter a CNH, os participantes podem realizar cursos especializados para atuar em diferentes áreas do transporte.