Ministro das Minas e Energia afirmou que vai receber um estudo sobre a volta do horário de verão. Após analisar o texto a decisão pelo retorno ou não ficará a cargo do presidente Lula. Entenda o porquê dessa possível volta.
Alexandre Silveira, ministro das Minas e Energia, afirmou na última quinta-feira, 12, que vai analisar a volta do horário de verão. A medida precisará da aprovação do presidente Lula, que possivelmente aprovará. A notícia chega em um momento em que os brasileiros estão pagando a tarifa extra na conta de luz.
Volta do horário de verão
- No horário de verão acontece um aproveitamento máximo da luz solar, com isso, consequentemente, há uma redução no gasto com energia elétrica.
- Nesse sistema os relógios são adiantados em 1 hora.
- Segundo o ministro, o retorno desse sistema é pensado como estratégia para reduzir os impactos da atual crise hídrica que afeta o setor de geração de energia.
- De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a bandeira vermelha 2 foi acionada em setembro, entenda o que isso significa.
- De acordo com Alexandre Silveira o retorno deve ser bastante analisando, pois impacta a vida dos brasileiros, mas ele não descarta que o horário de verão retorne.
- Ele também afirmou que determinou ao Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e a Secretaria Nacional de Energia Elétrica (MME) que se reúnam com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
- A partir dessa reunião será traçado um plano de contingência para o verão 2024/2025.
- De acordo com o ministro esse retorno poderá trazer bons resultados especialmente para o setor de turismo, bares e restaurantes.
- Para tranquilizar a população Silveira afirmou que não haverá racionamento e que não há problema de energia no Brasil.
Nesta matéria eu apresento algumas dicas para economizar na conta de luz, confira.