CNH com prazos alterados: entenda as novas exigências para motoristas de 50 a 70 anos

Os brasileiros que possuem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e têm mais de 50 anos de idade devem estar atentos aos novos períodos de renovação do documento. Desde 2021 o prazo de validade da habilitação foi alterada, para alguns forçando mais renovações. 

cnh
CNH com prazos alterados: entenda as novas exigências para motoristas de 50 a 70 anos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Há um período de renovação da CNH para todos os motoristas. O processo é obrigatório porque a cada novo tempo é preciso passar pelo processo de avaliação das condições físicas e mentais do motorista. 

A renovação é diferente da reativação da carteira por conta de suspensão. Se em um período de 12 meses forem somados de 20 a 40 pontos, dependendo da gravidade das multas, a CNH é suspensa. Para voltar a ter o documento é preciso passar pela reciclagem.

A renovação do documento, no entanto, acontece independente de quantos pontos foram registrados. É uma obrigatoriedade para continuar conduzindo veículos automotores.  

Novo prazo de validade para a CNH dos motoristas

A principal mudança na CNH adotada desde 2021 foi o período obrigatório para renovação. Para aqueles quem tem menos de 50 anos o período foi estendido, e para quem tem mais de 70 anos o prazo foi reduzido.

Desde então, o período para renovar os exames médicos e ter uma nova versão da sua CNH são:

Como renovar a habilitação em 2024

O processo de renovação da CNH é uma responsabilidade do próprio condutor, por isso é preciso estar atento a validade do seu documento. Conduzir um veículo com habilitação vencida é considerada infração gravíssima, com multa e sete pontos na carteira. 

No procedimento será preciso passar por avaliação médica que pode incluir consulta com oftalmologista, e avaliação psicológica. Todos os exames têm custo. 

O motorista tem 30 dias após o vencimento da sua CNH para renovação, que deve acontecer assim:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile