Aposentadoria por invalidez mudou e você precisa ficar atento

Mudanças feitas pelo INSS na aposentadoria por invalidez garantem que o benefício chegue a quem de fato precisa dele. Alterações já são válidas para os novos benefícios desde o começo deste ano. Confira agora o que mudou e como você pode ser aferrado.

Aposentadoria por invalidez mudou e você precisa ficar atento
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

A aposentadoria por invalidez mudou até de nome, passando a ser chamada de Benefício por Incapacidade Permanente. Esse tipo de aposentadoria é pago pelo INSS aos segurados que cumprem com alguns requisitos básicos, sendo o principal deles não ter condições de retornar ao trabalho.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, apresenta as datas de pagamento de setembro, confira:

Mudanças na aposentadoria por invalidez

  • Uma das principais alterações aconteceu na perícia médica do INSS.
  • Esse procedimento visa constatar que a incapacidade é permanente e total.
  • Isso porque, caso não seja total, o trabalhador pode ser inserido na reabilitação profissional, nesta matéria eu explico esse procedimento.

Atestmed

  • Um ponto de atenção que todo o cidadão precisa saber antes de solicitar essa aposentadoria é que a aposentadoria por invalidez é concedida a partir do auxílio-doença.
  • Não sendo possível acessar o benefício permanente sem passar pelo temporário.
  • Para solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária o INSS disponibiliza o Atestmed, também chamada de perícia documental.
  • Esse procedimento ajuda na redução das filas e acelera a aprovação do auxílio.

Por outro lado, o auxílio-doença é um dos alvos do pente-fino do INSS que pode resultar na suspensão do benefício. Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o INSS já cancelou o benefício de 45 mil pessoas, entenda o porquê.

Mudança no valor da aposentadoria por invalidez

  • O valor do benefício também sofreu alteração, atualmente os beneficiários recebem um percentual de 60% do valor da contribuição.
  • Há ainda um acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que ultrapassar os 20 anos para homens e 15 anos para mulheres.
  • Lembrando que o valor mínimo continua sendo de um salário mínimo.

Nesta matéria eu te explico como tansformar o auxílio-doença em aposentadoria, confira.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.