Proibição na venda de produtos famosos faz brasileiros procurarem outras opções no mercado; confira

Os consumidores brasileiros sempre estão procurando novos produtos de qualidade. Por isso, é preciso ficar de olho nos avisos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que sempre estão fiscalizando produtos e serviços no setor de saúde. Quando uma marca favorita é proibida, os brasileiros sempre buscam novas opções para substituir. Veja como conferir se um produto é aprovado pela vigilância sanitária! 

Proibição na venda de produtos famosos faz brasileiros procurarem outras opções no mercado; confira
Imagem: FDR

 

Em 2018, a Anvisa surpreendeu ao proibir a comercialização de diversos produtos cosméticos que não tinham o registro necessário. Entre eles, estava o The First Shampoo 2.0 Sweet Professional, um produto alisante, e diversos itens da Ecco Brasil Ecological Cometics Ltda. 

A especialista Jamille Novaes explica sobre a Anvisa, confira.

Como funciona a proibição da Anvisa?

Os produtos citados acima em específico foram proibidos por causa da ausência do registro na Anvisa. Ou seja, esse registro é indispensável para a comercialização do item no país. Isso porque sem o reconhecimento da vigilância sanitária, não existe garantia da qualidade e segurança dos produtos.

Para isso, é necessário submeter os itens a uma série de testes e avaliações. 

Quais produtos foram proibidos pela Anvisa?

A lista de produtos proibidos pela vigilância sanitária  é extensa e inclui itens que não possuem registro. Entre eles:

Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?

Os consumidores podem fazer consultas direto no site da Anvisa

A consulta pode ser feita com os dados obrigatórios do produto, como: nome do produto, número do processo de regularização do produto ou número do CNPJ da empresa titular do produto. 

No resultado, será apresentada a situação do produto, que pode estar: 

Outras informações sobre a Anvisa estão disponíveis aqui no FDR.

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
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