FGTS retido? Saiba como acessar valores de trabalhos passados

Mesmo que o contrato de trabalho tenha se encerrado, há possibilidade de conseguir acessar o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) que ficou retido após o fim do tempo trabalho. São situaões específicas que garantem o acesso ao benefício. 

fgts retido
FGTS retido? Saiba como acessar valores de trabalhos passados
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Quando o contrato de trabalho é encerrado, a conta do FGTS para de receber depósitos mensais e por isos ela se torna inativa.

Se a demissão for sem justa causa o trabalhador consegue receber tudo o que foi acumulado nesta conta durante o tempo de serviço, mesmo que ela tenha se tornado inativa.

No entanto, se a demissão for por justa causa, o acesso ao valor só fica disponível em situações esporádicas. É que o trabalhador perde o direito de receber a quantia, e também não tem acesso a multa rescisória de 40%. 

Quando é possível fazer o saque do FGTS retido

Caso haja saldo disponível na conta que ficou inativa, o trabalhador somente poderá acessar o valor em uma das seguintes modalidades de resgate do FGTS que estão autorizadas por lei:

Como pedir o saque do FGTS

O saque do FGTS pode ser feito de forma presencial pela Caixa Econômica, ou pelo aplicativo. 

Em até cinco dias úteis a quantia será transferida para a conta corrente que foi informada. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile