Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social é responsável por mais de 40 milhões de pagamentos de diversos benefícios. Entre o número, mais de 34 milhões são de aposentadorias entre um salário mínimo até R$ 7.786,02. Porém, muitos brasileiros não sabem, mas eles podem solicitar um aumento de 25% do benefício ao órgão. Veja como pedir o reajuste do benefício previdenciário.
A especialista Lila Cunha comenta sobre o INSS, confira.
Quem pode receber o reajuste de 25% na aposentadoria do INSS?
Para ter direito ao adicional, é necessário:
-
Aposentadoria por invalidez: o aumento é exclusivo para quem se aposentou por invalidez;
-
Necessidade de assistência permanente: é necessário comprovar que o aposentado depende de ajuda para atividades do dia a dia.
O bônus tem o objetivo de garantir que o beneficiário possa pagar pelos serviços de cuidadores, enfermeiros ou outros profissionais que ofereçam a assistência necessária sem comprometer a sua renda.
Como receber o reajuste de 25% no pagamento do INSS?
O INSS oferece a oportunidade de receber até 25% acima do valor que já é pago pelo benefício do segurado atualmente. O reajuste pode ser solicitado no site ou aplicativo do Meu INSS. Veja o passo a passo:
-
Acesse o site ‘Meu INSS‘ e faça login com o gov.br;
-
Procure por “Adicional aposentadoria”;
-
Verifique se você atende aos critérios para receber o bônus;
-
Anexe todos os documentos necessários, como laudo médico, atestados, receitas médicas e comprovantes de despesas de saúde;
-
Envie o seu pedido.
Após aprovação, o adicional será incluído no benefício mensal do aposentado.
Aposentadoria por invalidez
Segundo a especialista Jamille Novaes, aposentadoria por invalidez é concedida ao trabalhador após ele utilizar o auxílio-doença. Isso não significa que todos podem transformar o auxílio em aposentadoria. Para isso, é necessário atender a alguns requisitos básicos.
Outras informações sobre os benefícios do INSS estão disponíveis no FDR.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!