Pela primeira vez desde 2021, a ANEEL acionou a bandeira vermelha 2 em todo o país. Com isto a conta de luz vai ficar mais cara ao final deste mês. O aumento tarifário já está sendo aplicado desde o dia 1º de setembro. Veja quanto você deve pagar.
Desde o último domingo, 1º, a Agência Nacional de Energia Elétrica está aplicando uma nova bandeira tarifária em todo o país. Isso significa que sim, a conta de luz ficará mais cara ao final do mês. Em julho deste ano a ANEEL já havia aplicado a bandeira amarela.
Mas, em agosto passado a Agência decidiu voltar atrás e retomar a bandeira verde, em que o consumidor paga apenas o que foi consumido, sem acréscimo.
Bandeiras tarifárias da conta de luz
- Verde – usada quando há condições favoráveis para geração de energia, nela o consumidor só paga o que consumir, não há adicionais;
- Amarela – usada como um sinal de alerta quanto à produção de energia elétrica, a partir dessa bandeira é começa a cobrança adicional;
- Vermelha 1 – é adotada quando as condições de geração de energia são ruins;
- Vermelha 2 – adotada quando as condições de geração pioram, nela a cobrança adicional é maior que nas anteriores.
Conta de luz mais cara em setembro
- Com a implementação da bandeira vermelha 2 os consumidores serão cobrados com a maior taxa adicional.
- O acréscimo será de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
- Segundo a ANEEL, os consumidores atendidos pelo programa Tarifa Social de Energia Elétrica terão desconto sobre essa tarifa adicional também.
- A Agência atribuiu a aplicação da bandeira à escassez de chuvas no país.
A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica como ter acesso aos descontos da Tarifa Social, confira agora.