Conta de luz fica mais cara a partir deste mês de setembro; veja novo valor confirmado pelo governo

Pela primeira vez desde 2021, a ANEEL acionou a bandeira vermelha 2 em todo o país. Com isto a conta de luz vai ficar mais cara ao final deste mês. O aumento tarifário já está sendo aplicado desde o dia 1º de setembro. Veja quanto você deve pagar.

Conta de luz fica mais cara a partir deste mês de setembro; veja novo valor confirmado pelo governo
Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Desde o último domingo, 1º, a Agência Nacional de Energia Elétrica está aplicando uma nova bandeira tarifária em todo o país. Isso significa que sim, a conta de luz ficará mais cara ao final do mês. Em julho deste ano a ANEEL já havia aplicado a bandeira amarela.

Mas, em agosto passado a Agência decidiu voltar atrás e retomar a bandeira verde, em que o consumidor paga apenas o que foi consumido, sem acréscimo.

Bandeiras tarifárias da conta de luz

  • Verde – usada quando há condições favoráveis para geração de energia, nela o consumidor só paga o que consumir, não há adicionais;
  • Amarela – usada como um sinal de alerta quanto à produção de energia elétrica, a partir dessa bandeira é começa a cobrança adicional;
  • Vermelha 1 – é adotada quando as condições de geração de energia são ruins;
  • Vermelha 2 – adotada quando as condições de geração pioram, nela a cobrança adicional é maior que nas anteriores.

Conta de luz mais cara em setembro

  • Com a implementação da bandeira vermelha 2 os consumidores serão cobrados com a maior taxa adicional.
  • O acréscimo será de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
  • Segundo a ANEEL, os consumidores atendidos pelo programa Tarifa Social de Energia Elétrica terão desconto sobre essa tarifa adicional também.
  • A Agência atribuiu a aplicação da bandeira à escassez de chuvas no país.

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica como ter acesso aos descontos da Tarifa Social, confira agora.

 

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.