CNPJ desativado pode render dinheiro extra para brasileiros; veja comunicado do Banco Central

O Banco Central liberou uma ferramenta que pode colocar dinheiro extra no bolso de muitos brasileiros. A partir de agora, é possível consultar se há valores a receber referentes a empresas que já foram encerradas.

CNPJ desativado pode render dinheiro extra para brasileiros; veja
comunicado do Banco Central. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O Sistema de Valores a Receber (SVR) foi atualizado para permitir que representantes legais de empresas inativas consultem se há algum valor pendente. Para isso, basta acessar o sistema com sua conta Gov.br (nível ouro ou prata) e seguir os passos indicados.

A especialista Marina Costa, colaboradora do FDR, comenta mais sobre CNPJ, confira.

O que você pode encontrar?

Ao realizar a consulta, o sistema informará:

Como resgatar o dinheiro?

É importante ressaltar que o sistema não permite a solicitação do valor diretamente. Após identificar a instituição financeira e os detalhes do crédito, o representante legal da empresa deverá entrar em contato com a instituição para iniciar o processo de resgate.

Por que valores podem ficar esquecidos?

Vários motivos podem levar ao surgimento de valores esquecidos em contas de empresas encerradas, como:

Quem pode consultar?

A consulta pode ser realizada pelo representante legal da empresa encerrada, utilizando sua conta Gov.br. É necessário assinar um termo de responsabilidade para confirmar que possui legitimidade para realizar a consulta.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile