Seguro-desemprego muda após confirmação de novo salário mínimo; veja quanto pode receber

Com a recente confirmação do novo salário mínimo no Brasil, o valor do seguro-desemprego também sofrerá alterações. O benefício, que é essencial para muitos trabalhadores que perderam o emprego, é calculado com base no salário do trabalhador e, com o reajuste, os novos valores já começaram a valer.

Seguro-desemprego muda após confirmação de novo salário
mínimo; veja quanto pode receber. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com o projeto de lei orçamentária para o próximo ano, o salário mínimo terá um valor de R$ 1.509, representando um aumento de 6,87% em relação ao valor atual, e, consequentemente, o valor mínimo do seguro-desemprego também foi ajustado para esta quantia. Este valor representa o piso do benefício, o que significa que nenhum trabalhador receberá menos do que o salário mínimo nacional.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o seguro-desemprego, confira. Saiba como solicitar o seguro-desemprego online no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Como é calculado o valor do seguro-desemprego?

O valor do seguro-desemprego é calculado com base na média salarial dos últimos três meses antes da demissão. No entanto, há um limite máximo para o benefício. Para saber o valor exato do benefício a que você tem direito, é recomendado consultar a tabela oficial do governo.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Para ter direito ao seguro-desemprego, é necessário cumprir alguns requisitos, como:

  • Ter sido demitido sem justa causa;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por um período mínimo: de 12 meses na primeira solicitação, 9 meses na segunda solicitação e 6 meses a partir da terceira ;
  • Estar inscrito no programa do seguro-desemprego.

Como solicitar o seguro-desemprego?

Para solicitar o seguro-desemprego, o trabalhador demitido pode realizar a solicitação através do gov.br ou procurar a agência do Ministério do Trabalho com o requerimento de seguro-desemprego, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, entre outros documentos.

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.