Seguro-desemprego muda após confirmação de novo salário mínimo; veja quanto pode receber

Com a recente confirmação do novo salário mínimo no Brasil, o valor do seguro-desemprego também sofrerá alterações. O benefício, que é essencial para muitos trabalhadores que perderam o emprego, é calculado com base no salário do trabalhador e, com o reajuste, os novos valores já começaram a valer.

Seguro-desemprego muda após confirmação de novo salário
mínimo; veja quanto pode receber. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

De acordo com o projeto de lei orçamentária para o próximo ano, o salário mínimo terá um valor de R$ 1.509, representando um aumento de 6,87% em relação ao valor atual, e, consequentemente, o valor mínimo do seguro-desemprego também foi ajustado para esta quantia. Este valor representa o piso do benefício, o que significa que nenhum trabalhador receberá menos do que o salário mínimo nacional.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o seguro-desemprego, confira. Saiba como solicitar o seguro-desemprego online no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Como é calculado o valor do seguro-desemprego?

O valor do seguro-desemprego é calculado com base na média salarial dos últimos três meses antes da demissão. No entanto, há um limite máximo para o benefício. Para saber o valor exato do benefício a que você tem direito, é recomendado consultar a tabela oficial do governo.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Para ter direito ao seguro-desemprego, é necessário cumprir alguns requisitos, como:

  • Ter sido demitido sem justa causa;
  • Ter trabalhado com carteira assinada por um período mínimo: de 12 meses na primeira solicitação, 9 meses na segunda solicitação e 6 meses a partir da terceira ;
  • Estar inscrito no programa do seguro-desemprego.

Como solicitar o seguro-desemprego?

Para solicitar o seguro-desemprego, o trabalhador demitido pode realizar a solicitação através do gov.br ou procurar a agência do Ministério do Trabalho com o requerimento de seguro-desemprego, CPF, carteira de trabalho, comprovante de residência, entre outros documentos.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.