Quais documentos levar caso seja convocado para revisão do benefício do INSS? Confira

Começou a convocação dos cidadãos que passarão pela revisão dos benefícios do INSS. Inicialmente dois benefícios estão sendo revistos, mas aos poucos os outros serão inseridos neste procedimento também. Veja como descobrir a convocação e o que fazer.

Desde meados de julho o governo federal vem fazendo a revisão dos benefícios do INSS. Com essa ação o governo já economizou R$ 320 milhões no último mês de agosto. A apresentação do titular do benefício é obrigatória após a convocação dele.

Caso o cidadão não compareça, o risco de perder o benefício será ainda maior. O FDR te ajuda a evitar isso fazendo todas as etapas de forma correta.

Para 2025 o governo prevê uma economia de quase R$ 6,5 bilhões, só com o corte de benefícios. A expectativa é de que cerca de 480 mil benefícios indevidos de BPC sejam suspensos.

No vídeo abaixo o colunista do FDr, Ariel França, explica mais sobre esse pente-fino, confira:

Quem será convocado pelo pente fino?

De acordo com o próprio Instituto Nacional do Seguro Social, o primeiro grupo a ser convocado é o de beneficiários do BPC. Isso inclui tanto os idosos quanto as pessoas com deficiência.

Neste caso a convocação acontece por dois motivos, o primeiro é a falta de inscrição ou atualização no CadÚnico. E o segundo é a desatualização dos documentos médicos da pessoa com deficiência.

O governo federal inclusive já afirmou que encontrou indícios de que o Benefício de Prestação Continuada está sendo pago de forma irregular para quem não tem inscrição no CadÚnico.

A especialista do FDR, Laura Alvarenga, explica como atualizar os seus dados pelo app do CadÚnico, confira.

O segundo grupo é formado pelas pessoas que recebem o Benefício por Incapacidade Temporária, chamado antigamente de auxílio-doença. Neste caso a convocação acontece pela falta uma perícia médica atualizada.

A previsão é de que 800 mil titulares desse auxílio sejam convocados ao longo deste ano. São pessoas que estão recebendo o benefício há muito tempo, mas não passaram por perícia médica nos últimos 6 meses.

Como saber se vou passar pelo pente-fino do INSS?

O INSS afirma que as convocações estão sendo feitas pelos seguintes canais:

  • Através da rede bancária ou por meio eletrônico, preferencialmente;
  • Por via postal, mediante carta registrada com aviso de recebimento – ar;
  • Pessoalmente, quando entregue ao interessado em mãos; ou
  • Por edital, nos casos de retorno do ar da carta registrada quando o beneficiário ou interessado não for localizado
Quais documentos levar caso seja convocado para revisão do benefício do INSS? Confira
(Imagem gerada por IA pela equipe do FDR)

O que fazer se for convocado no pente fino do INSS?

Após a convocação o cidadão tem 30 dias para apresentar os documentos necessários. O primeiro passo é procurar o médico responsável pelo seu acompanhamento e solicitar a atualização dos exames e laudos.

Após isso, é necessário agendar uma perícia, o que pode ser feito pela internet, nesta matéria você descobre como. No dia agenda

No dia da perícia médica do pente-fino do INSS, o segurado deve levar os seguintes documentos:

  • Identidade e CPF, ou documento oficial com foto.
  • Atestado médico de incapacidade com o CID da doença
  • Exames atualizados que comprovem a incapacidade
  • Laudo detalhado da evolução da doença, se houver
  • Receitas e exames recentes
  • Cópia do prontuário médico de hospitais, clínicas ou postos de saúde

Clicando aqui você aprende a consultar o resultado da perícia médica do INSS. Lembrando que os titulares do BPC devem atualizar os dados do CadÚnico também.

O que fazer se o benefício do INSS for cancelado?

A recomendação do Instituto Nacional do Seguro Social é que o cidadão abra um recurso para contestar decisão dada pelo INSS, através do Meu INSS ou através da Central de Atendimento 135.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.