O segurado que passa pela perícia médica no INSS pode consultar o resultado dela no mesmo dia. A consulta pode ser feita em casa, sem a necessidade de ir até uma agência da Previdência. O FDR te ensina como.
O Instituto Nacional do Seguro Social adota a perícia médica para a concessão de seus benefícios, como o auxílio-doença. O procedimento é realizado por profissionais da área da saúde, médicos peritos, contratados do INSS. É nesse momento em que a incapacidade parcial ou total do segurado é comprovada.
Muita gente não sabe, mas o segurado pode levar seu médico particular na perícia do INSS para aposentadoria por invalidez, caso sinta essa necessidade. Mas, a presença do profissional deve ser aprovada pelo perito do Instituto.
A perícia também pode ser solicitada sempre o INSS achar necessário, nesse caso acontece a convocação do segurado. Esse procedimento tem sido adotado na revisão de benefícios, informa a especialista do FDR, Laura Alvarenga.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França explica como remarcar uma perícia no INSS:
Como saber o resultado da perícia do INSS?
O próprio Instituto informa que o resultado pode ser consultado após as 21h do dia da perícia. Essa consulta é virtual, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o site Meu INSS ou o aplicativo do Meu INSS.
- Faça login usando os dados da sua conta gov.br.
- Procure por “Resultado de Benefício por Incapacidade”.
- Consulte o resultado da sua solicitação.
- No documento será possível descobrir se o pedido do benefício foi deferido (aprovado) ou indeferido (negado) e o motivo da decisão.
Caso o resultado não esteja disponível, entre em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135 (ligação gratuita) e fale com um atendente.
No caso das doenças crônicas o INSS adota regras especiais para a concessão do Benefício por Incapacidade Temporária, clique aqui para entender melhor.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!