Auxílio doença cortado? Principais motivos para suspensão e como recorrer

SãO PAULO (SP) — Disponível para os trabalhadores brasileiros que possuem registro formal de emprego, o auxílio doença possibilita que os cidadãos que enfrentam problemas de saúde possam manter o seu sustento. Por meio do benefício, pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), é possível garantir um pagamento mensal durante a recuperação.

Auxílio doença cortado? Principais motivos para suspensão e como recorrer. (Imagem: FDR)

No entanto, uma ação de pente fino realizada pelo órgão tem gerado uma angústia entre os trabalhadores atendidos pelo benefício. Isso porque, de acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, cerca de 45% dos benefícios pagos por meio do auxílio doença atualmente poderão ser cortados.

O número representa o total de irregularidades encontradas pelo Governo Federal durante a ação de revisão do benefício. Dessa forma, alguns dos cidadãos que recebiam o pagamento poderão ter a liberação de recursos suspensa. Caso a ação represente um erro do INSS, será possível recorrer.

Entenda como funciona o pente fino do órgão:

Confira outras informações sobre os benefícios do INSS neste link.

Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile