Pente-fino do INSS começou; veja o que fazer para não ser prejudicado

Embora a revisão de benefícios já tenha começado no fim do primeiro semestre deste ano, o pente-fino do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) teve início oficialmente em agosto. Foram publicadas portarias regulamentando o processo que pode cancelar salários. 

inss
Pente-fino do INSS começou; veja o que fazer para não ser prejudicado
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Os planos do Orçamento de 2025 mostram que o governo federal quer economizar cerca de R$ 10 bilhões com o INSS, e pelo menos R$ 6 bilhões com o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Para isso, o pente-fino do INSS deve servir para cortar os pagamentos irregulares.

Inicialmente, serão cortados aqueles que recebem de forma indevida algum benefício por incapacidade, como o auxílio-doença e o BPC. A ideia do governo é avaliar se quem está há muito tempo tendo acesso a esses salários, de fato precisaria recebê-los.

Para não perder o seu salário mensal, o segurado do INSS deve estar atento as regras sobre o pente-fino e se preparar.

Como proteger o seu benefício no pente-fino do INSS?

Para conseguir proteger o seu benefício durante o pente-fino do INSS, o cidadão precisa atender a algumas exigências.

Vale dizer que nem todos os segurados passarão pelo processo de verificação cadastral, porque o foco são aqueles que recebem o BPC, mas estão com o Cadastro Único desatualizado há mais de 48 meses (quatro anos).

Ou ainda, quem recebe o auxílio-doença por mais de dois anos. Embora não haja um tempo limite para receber o auxílio, o INSS entende que ele não é permanente.

Para proteger o seu pagamento é preciso:

  • Atualizar os dados do Cadastro Único, caso receba o BPC;
  • Separar laudos, receitas e exames médicos que foram emitidos recentemente sobre a sua incapacidade;
  • Responder a convocação do INSS dentro do prazo (de 30 a 90 dias), caso seja chamado;
  • Atender as regras individuais de cada programa, no que trata de renda, condição de incapacidade e outros.

Como saber se foi chamado para o pente-fino do INSS?

As pessoas estão sendo convocadas para o pente-fino do INSS aos poucos. É preciso estar atento as canais de notificação do Instituto, que incluem:

  • App Meu INSS;
  • Extrato bancário;
  • Correspondência (carta).

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com