O ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias, veio a público alertar sobre um novo golpe que está usando o nome do Bolsa Família. Os beneficiários do programa são as principais vítimas, e correm o risco de ter seus dados e seu auxílio roubados.
Essa não é a primeira vez que os beneficiários do Bolsa Família são alvos de criminosos. Por conta do auxílio recebido todos os meses, eles se tornam visados pelos golpistas que querem desviar o valor recebido daquele grupo que já vive em situação de vulnerabilidade.
Por isso, o MDS alerta para que os titulares do benefício não cliquem em links que são enviados por terceiros, não preencham fichas cadastrais que não estão no site do governo e que nunca passem sua senha do Caixa Tem para ninguém.
Como está acontecendo o novo golpe usando o Bolsa Família?
De acordo com o governo federal, esse golpe que foi recém descoberto funciona por um mecanismo de phishing, um tipo de técnica usada para enganar usuários pela internet.
O termo em inglês significa pesca, e foi denominado assim porque os criminosos jogam uma isca para atrair as vítimas e quando essa isca é pega eles conseguem aplicar o golpe.
Essa “isca” normalmente são: e-mails, SMS, ligação, mensagem por WhatsApp e outros. Com um texto atrativo, prometendo alguma bonificação ou ainda dizendo que o governo vai cassar o seu benefício, a mensagem pede que o usuário clique naquele link indicado.
A partir do momento em que o usuário clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos. Há risco de que eles consigam entrar no Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta.
Como reconhecer que a mensagem não é do Ministério do Desenvolvimento Social?
É comum que o MDS entre em contato com o titular do Bolsa Família solicitando a atualização de dados do Cadastro Único, o que ocorre de forma presencial e não online.
Para reconhecer quando a mensagem enviada de fato se trata de uma informação segura, o titular deve entender que:
- O MDS não vai mandar SMS ou WhastApp para o seu telefone;
- As mensagens enviadas são sempre pelo App Bolsa Família, App Caixa Tem ou por extrato bancário;
- O MDS não vai pedir que você clique em um link e preencha seus dados pessoais de forma online.
Quem caiu no golpe deve tomar providências imediatamente. “A orientação é procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência. Com análise do caso, é possível haver ressarcimento, se comprovada uma falha no sistema”, orienta o ministro Wellington Dias.