13º salário do Bolsa Família: consulte os critérios para receber parcela extra em agosto

Termina nesta semana o calendário de pagamentos do 13º salário do Bolsa Família. Quem estava esperando para receber, mas percebeu que não foi beneficiado, não precisa se frustrar. Existem algumas razões pelas quais nem todos os 20,7 milhões de titulares receberam. 

13º do bolsa família
13º salário do Bolsa Família: consulte os critérios para receber parcela extra em agosto
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Ao desembolsar R$ 136,4 milhões em agosto, o governo do estado de Pernambuco incluiu no pagamento do mês, o 13º salário do Bolsa Família. A medida já se tornou tradicional no estado, sendo que não é a primeira vez que o governo libera o acréscimo.

No geral, 1.575.188 famílias pernambucanas foram beneficiadas com o Bolsa Família em agosto, segundo o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) que faz esses registros.

Deste número, 909.893 pessoas foram contempladas com o 13º, mas o governo do estado não quantificou os beneficiados por grupo familiar, apenas divulgou o total de pessoas contempladas.

Critérios para receber o 13º salário do Bolsa Família

Como foi visto, o pagamento do 13º salário do Bolsa Família não é um benefício para todos os inscritos no programa.

Existem alguns critérios que indicam quem pode ser beneficiado pela quantia. As regras foram estabelecidas pelo governo do estado de Pernambuco e limitam o recebimento do valor para:

Ou seja, quem foi aprovado no programa apenas em 2024 já não tem direito de receber o acréscimo de R$ 150.

Calendário de pagamentos do 13º do Bolsa Família

O calendário de pagamentos do 13º salário do Bolsa Família segue a ordem nacional. Por isso, a quantia será depositada junto com os recursos pagos pelo governo federal.

A cada dia útil um grupo diferente é beneficiado, com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do titular.

Número final do NIS Data de pagamento
1 19 de agosto
2 20 de agosto
3 21 de agosto
4 22 de agosto
5 23 de agosto
6 26 de agosto
7 27 de agosto
8 28 de agosto
9 29 de agosto
0 30 de agosto

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile