Polícia alerta para golpe do PIX com falsos aplicativos de banco, entenda

Os criminosos acabaram de fazer uma espécie de atualização no golpe do PIX. Para tornar o golpe ainda mais real os golpistas estão usando aplicativos falsos. Agora o alvo principal são os comerciantes. Entenda melhor o alerta da polícia.

Polícia alerta para golpe do PIX com falsos aplicativos de banco, entenda 
(Imagem criada por IA pela equipe do FDR)

O golpe do PIX se popularizou tanto que os criminosos encontraram uma nova forma de atualizá-lo e agora utilizam falsos aplicativos. O alerta é da Polícia Civil do Rio de Janeiro, mas vale para todo o país. O alvo principal são os comerciantes, uma das vítimas chegou a perder R$ 19 mil.

No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França alerta sobre outro golpe envolvendo o PIX, mas agora com outro alvo, confira quem:

Golpe do PIX com falso aplicativo

  • O alvo são os comerciantes porque o golpe acontece no momento do pagamento de uma compra.
  • O golpista abre um aplicativo falso, onde todas as telas do processo de transferências são bem parecidas ao do aplicativo original do banco.
  • Ele então faz a suposta transferência via PIX, no mesmo padrão usado normalmente, inclusive, um falso comprovante é gerado.
  • Acontece que o valor não cai na conta do comerciante, que acaba com um prejuízo.
  • Segundo o portal G1, a 12ª DP (Copacabana) identificou essa prática criminosa recentemente e chegou prender um receptador que estaria envolvido.
  • Em um dos golpes o golpista se identificou como engenheiro e realizou compras online, enviou o comprovante de pagamento falso a um dono de lojas de materiais de construção.
  • O empresário acabou liberando a mercadoria para motoristas de aplicativo através do mecanismo de entrega que as plataformas oferecem.
  • Por fim, ficou com um prejuízo de saque R$ 19 mil.

Como se proteger?

  • A recomendação é que toda pessoa que for vítima de um golpe procure uma delegacia mais próxima com todas as provas do golpe do PIX, incluindo o falso comprovante de pagamento.
  • A partir disso será registrada uma ocorrência por estelionato e as investigações serão iniciadas.

A especialista do FDR, Lila Cunha, alerta sobre um novo golpe que utiliza até o nome do portal FDR; veja como se proteger.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.