Criminosos estão aproveitando a popularidade do sistema de pagamento instantâneo para atrair novas vítimas. O golpe do PIX errado já foi denunciado por vítimas em todo o país. O FDR te ajudar a identificar essa prática e se proteger.
O golpe do PIX errado tem feito vítimas em todo o país, se tornando uma dor de cabeça para os cidadãos e para o Banco Central. Nesse sistema criminoso o cidadão só percebe que se tornou uma vítima quando já é tarde. Por isso o FDR vai te ensinar como identificá-lo.
O sistema de pagamento instantâneo é um grande sucesso entre os brasileiros, a prova é que em junho deste ano ele bateu o recorde de 224 milhões de transferências. Por isso os golpistas viram uma porta de entrada para uma nova prática criminosa.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traz informações sobre outro golpe:
Como se proteger do golpe do PIX errado?
- Confira a identidade de quem fez a transação, veja se o valor foi enviado por algum conhecido ou se estava aguardando algum pagamento. Aqui vale a pena até entrar em contato com a instituição bancária responsável pela sua conta.
- Não identificou o contato que fez o pagamento? Então utilize a função “Devolver” para retornar o valor para a conta de onde ele saiu.
- Sempre desconfie das solicitações de devolução que forem sugeridas para contas diferentes da que te enviou o depósito. O valor deve sempre ser devolvido para a conta que gerou a transferência.
- Desconfia de que se trata de um golpe? Então, ligue para o seu banco informando a transação suspeita.
Como acontece o golpe do PIX?
- Vale lembrar que nesse golpe o criminoso solicita que a transferência seja feita para uma conta diferente, ao mesmo tempo em que ele já acionou o Mecanismo Especial de Devolução (Med).
- É exatamente aí que a vítima acaba perdendo o dinheiro que tinha em sua conta e só percebe depois.
- E, infelizmente reavê-lo acaba sendo muito difícil.
- Nesta matéria eu te explico como recuperar o valor perdido em um golpe.
A especialista do FDR, Lila Cunha, alerta sobre um novo golpe que vem sendo aplicado usando o próprio FDR; veja como se proteger.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!