Os candidatos aos Concurso Nacional Unificado têm até esta quarta-feira, 19, para contestar o gabarito oficial. O modelo foi aplicado pela primeira vez no país e tem gerado muitas dúvidas. Entenda melhor como contestar o gabarito e até a sua eliminação do CNU.
O Ministério da Gestão e Inovação já divulgou o gabarito preliminar do CNU 2024. Agora, os candidatos podem entrar com recurso caso identifiquem algum erro ou não concordem com as respostas do MGI. Pelas regras da seleção é possível contestar até mesmo um enunciado.
Mas, lembre-se, a contestação precisa ser embasada. Não dá para contestar o gabarito apenas porque percebeu que errou muitas questões. O prazo para enviar o recurso termina hoje, 21/08.
“O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI e a Fundação Cesgranrio não arcarão com prejuízos advindos de problemas de ordem técnica dos computadores, de falhas de comunicação, de congestionamento das linhas de comunicação e de outros fatores, de responsabilidade do candidato, que impossibilitem a interposição de recurso”, afirma o edital da seleção.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traz informações sobre o concurso dos Correios:
Questões do CNU que podem ser contestadas
Logo após a aplicação, muitos professores iniciaram a correção dos itens assim que tiveram acesso aos cadernos de questões. Quando o gabarito foi publicado algumas questões começaram a ser questionadas pelos profissionais.
O Estratégia Concursos listou todas as questões que são passiveis de questionamento e a explicação para tal. A partir disso é possível decidir se vale a pena entrar com um recurso ou não.
Após o prazo de análise dos recursos o MGI e a Fundação Cesgranrio divulgarão o gabarito definitivo, em que as correções aprovadas serão feitas. É ele que será considerado para a correção das provas dos candidatos.
Como entrar com recurso no CNU
Pelo site do Concurso Nacional Unificado:
- Acesse o site oficial do CNU;
- Vá até “Área do candidato”
- E clique em “Entrar com Gov.br”
- Insira o número do seu CPF e clique em “Continuar”
- Em seguida, digite sua senha e vá em “Entrar”
- Após isso, uma nova página será carregada, basta clicar em “Área do candidato” e depois em “Interposição recursos”
- Vá em “Confirmo que estou ciente das advertências e das consequências pelo descumprimento das normas ao enviar o recurso” e clique em “Avançar”
Veja o passo a passo para recorrer no site da Cesgranrio:
- Acesse o site da Fundação Cesgranrio;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Insira o número do seu CPF e clique em “Continuar”;
- Depois a sua senha e vá em “Entrar”;
- Selecione “Área do candidato”;
- Do lado esquerdo é possível encontrar a opção “Interposição recursos”
- Vá em “Confirmo que estou ciente das advertências e das consequências pelo descumprimento das normas ao enviar o recurso” e clique em “Avançar”
Mas, atenção! Existem algumas regras para ter seu recurso aceito pela banca organizadora.
Após esses procedimentos o candidato deve descrever o que está acontecendo com a questão. É possível entrar com um único recurso por questão. Também não é necessário entrar com recurso nos dois sites, basta escolher um deles.
Todo o processo deve ser feito de forma anônima, qualquer procedimento de identificação odo candidato durante a justificativa do recurso fará com que ele será indeferido. Além disso, após enviá-lo não é possível fazer edição nem o cancelar.
Lembre-se de fundamentar a sua justificativa para aumentar as chances do recurso ser aceito.
A especialista do FDR, Lila Cunha explica mais sobre esse procedimento que pode mudar o gabarito da prova.
Para se manter informado sobre os concursos públicos, acompanhe a seção de Concursos da Editoria de Carreiras do FDR.