No ano passado o governo federal decidiu investir e turbinar o Minha Casa, Minha Vida, e a decisão parece ter sido certeira. O programa registrou entre abril e junho deste ano um aumento de vendas de 46%, na comparação com o mesmo trimestre de 2023.
Enquanto os outros setores estacionaram, as vendas de imóveis pelo programa de moradia popular do governo alavancou.
O Minha Casa, Minha Vida atende famílias com renda de até R$ 8 mil por mês, e oferece condições mais vantajosas para compra, como juros menores. Os imóveis podem ser comprados na planta, novos ou seminovos, com alguns limites de valor.
Ao todo, no segundo trimestre deste ano foram vendidas 93.743 unidades em todo país, um recorde desde 2016 quando as vendas começaram a ser contabilizadas. Deste total, o Minha Casa, Minha Vida responde por 42% do mercado, foram 39.332 apartamentos vendidos.
O que explica o aumento de vendas pelo Minha Casa, Minha Vida?
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou o MInha Casa, Minha Vida no ano passado quando deu início ao seu terceiro mandato. Durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) o programa de moradia popular em funcionamento era o Casa Verde e Amarela.
Ao otimizar as faixas de renda permitidas para financiamento pelo programa, liberar mais subsídios e novo limite de valor de compra, o governo investiu neste setor e está colhendo resultados.
Renato Correia, presidente da CBIC, disse que os números positivos são motivados pela inflação controlada, aumento na geração de novos empregos e disponibilidade de recursos.
“Quando o governo acerta os parâmetros do Minha Casa, Minha Vida nós vemos as vendas crescendo rapidamente. Leva um ano para mudar de patamar, o setor é de resultados de médio e longo prazo”, afirmou durante coletiva de imprensa.
Como comprar um imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida?
Atendendo aos critérios, que eu listo por aqui, o cidadão pode comprar um imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida através de:
- Condomínios lançados pelo governo federal, e voltados a quem tem a menor renda (até R$ 2.640 por mês);
- Imóvel seminovo, levando documentos para aprovação na Caixa;
- Imóvel novo, com intermediação da construtora ou direto com a Caixa.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!