A aposentadoria é um direito do cidadão que paga a contribuição ao INSS mensalmente. Inclusive, até mesmo os Microempreendedores Individuais e os contribuintes individuais podem se aposentar. Mas, em algumas situações o Instituto pode acabar cancelamento o benefício; confira quais são elas.
O Instituto Nacional do Seguro Social concede a aposentadoria ao cidadão que atende aos requisitos básicos. Entre eles está o tempo de contribuição à Previdência, a idade, entre outros fatores. Nem todos sabem, mas o INSS também pode cancelar o benefício.
Um levantamento recente da especialista do FDR, Lila Cunha, aponta para uma mudança na idade mínima de aposentadoria, clique aqui para saber mais.
No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França traz uma boa notícia, um novo programa que beneficia os idosos, confira:
Quando a aposentadoria pode ser cancelada?
Erro de cadastro
- O INSS trabalha conforme os dados cadastrados dos cidadãos;
- Isso significa que se alguma informação estiver incorreta, é possível que a pessoa tenha problemas não somente na aposentadoria, mas em outros benefícios também.
Erro de informação
- A simples mudança de assinatura pode resultar em problemas.
- Por exemplo, algumas pessoas possuem documentos com o nome de solteira e outros documentos com o nome de casada, essa situação gera um conflito de dados.
- Inclusive, é importante sempre verificar como o seu nome está sendo inserido nos laudos e exames.
Dados desatualizados
- Sempre que houver uma mudança de endereço, telefone ou até de e-mail é imprescindível atualizar a informação no banco de dados do INSS.
- Essa atualização pode ser feita diretamente pelo Meu INSS.
O que fazer a aposentadoria foi cancelada?
- A solicitação de desbloqueio pode ser feita pela internet, no mesmo site citado acima, basta digitar na barra editável: “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.
- Caso o segurado tenha alguma dúvida, ele pode entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, ligação gratuita. Nesse caso é necessário ter o número do CPF em mãos e confirmar algumas informações.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!