Número de beneficiados no Bolsa Família de agosto choca a população

Começou na segunda-feira (19) o calendário de pagamentos para o Bolsa Família. Ao todo, 20,76 milhões de famílias serão contempladas neste mês. O número é menor do que o mês passado, e por isso chocou os inscritos no Cadastro Único que foram excluídos. 

bolsa família
Número de beneficiados no Bolsa Família de agosto choca a população
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em julho foram 20,83 milhões de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, enquanto em agosto o número caiu para 20,76 milhões de lares. Isso significa que de um mês para o outro houve corte de 70 mil contemplados pelo principal programa de auxílio social do país. 

No mês passado o governo enalteceu o fato de que foram aceitas 500 mil novas famílias de uma única vez. Mas, decepcionou ao no mês seguinte cortar 70 mil contemplados que aguardavam o pagamento de no mínimo R$ 600 pelo programa. 

Quem foi cortado do pagamento do Bolsa Família?

O governo não se pronunciou sobre a diminuição no número de beneficiados pelo Bolsa Família. Ao contrário disso, como linha estratégica do governo, a Agência Notícias deu destaque ao total de crianças e adolescentes que são atendidos pelo programa. 

Com os números atuais, o programa alcança mais de 16,48 milhões de crianças de zero a 11 anos e 7,73 milhões de adolescentes de 12 a 17 anos. 

Pelas regras que envolvem o Bolsa Família o corte no pagamento deve afetar:

  • Quem está com dados do Cadastro Único desatualizados;
  • Quem não cumpriu com alguma regra das condicionalidades do programa, como:
    • frequência escolar das crianças e jovens;
    • pré-natal das gestantes;
    • acompanhamento nutricional das crianças até 7 anos;
    • vacinação das crianças, jovens e mulheres. 

Como consultar se o pagamento do Bolsa Família foi cortado?

Quem teve o Bolsa Família bloqueado vai ser avisado por SMS, pelo extrato bancário ou pelo App Caixa Tem. A partir disso pode buscar o desbloqueio no CRAS ao atualizar os dados do CadÚnico. 

Também é possível consultar a situação por:

  • App Bolsa Família;
  • App Caixa Tem;
  • Ligando para a Caixa no telefone 111, ramal 5. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com