Os idosos estão sendo convocados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para atualização dos seus dados. O processo faz parte do pente-fino, quer dizer, da revisão de dados que a Previdência Social tem realizado nos pagamentos por incapacidade.
O INSS informou que o que está sendo chamado pela imprensa de pente-fino é na realidade uma checagem de dados. E frisou que este procedimento acontece desde 2003 para monitoramento, revisão e apuração de indícios de irregularidade de benefícios.
São dois grupos que passarão pelo programa neste ano: quem recebe o BPC (Benefício de Prestação Continuada), e quem recebe o Benefício por Incapacidade Temporária (auxílio-doença).
Em maio deste ano, quando 37.325 benefícios foram cessados e 20.375 suspensos, a Previdência economizou R$ 750,85 milhões de pagamentos indevidos.
Todos os idosos inscritos no BPC devem atualizar seus dados?
Não! Todos os idosos, com mais de 65 anos de idade ou pessoas com deficiência de qualquer idade que recebem o BPC, passarão pelo procesos de revisão de dados.
No entanto, apenas aqueles que estiverem com dados errados ou inconsistentes é que deverão atualizar os seus dados.
O INSS vai notificar essas pessoas por:
- Extrato bancário;
- App Meu INSS, na opção “Revisão BPC”;
- Por correspondência.
Como atualizar os dados do BPC no pente-fino?
A atualização dos dados do BPC começa pelo App Meu INSS, onde ao fazer login o cidadão deve procurar no menu por “Dados” e atualizar todas as suas informações pessoais.
Depois disso, em um prazo de 45 dias para cidades com até 50 mil habitantes e de 90 dias para cidades acima de 50 mil habitantes, os convocados devem fazer a atualização no CRAS (Centro de Referência de Asssistência Social).
- Compareça até o CRAS mais próximo;
- Atualize os seus dados do Cadastro Único;
- Inclua laudos médicos para caso de pessoas com deficiência;
- Aguarde.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!