Carteira do Idoso tem nova idade mínima determinada beneficiando um novo grupo

No Brasil, toda pessoa acima de 60 anos já passa a ser considerada como idoso. Isso não significa estar limitado ou incapacitado, mas ao alcançar a terceira idade passa a usufruir de alguns benefícios. Entre eles, a emissão da Carteira do Idoso. 

idoso
Carteira do Idoso tem nova idade mínima determinada beneficiando um novo grupo
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A Carteira do Idoso é uma identificação criada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) que serve como um documento a mais para os idosos. Por meio desta carteirinha é possível se identificar como pessoa acima de 60 anos e usufruir de alguns benefícios

A emissão é feita de forma online, em um site específico para isso. E a cada dois anos é obrigatório que seja feita a atualização das informações para revalidar os dados contidos no documento. 

Quem pode emitir a Carteira do Idoso?

O MDS permite que a Carteira do Idoso seja emitida por quem atender aos seguintes critérios:

Como emitir a Carteira do Idoso?

A emissão da Carteira do Idoso é feita de forma online, gratuita. O documento só fica disponível depois que o cidadão faz a sua inscrição no Cadastro Único, diretamente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

O passo a passo funciona da seguinte forma:

Benefícios de usar a Carteira do Idoso

Embora a Carteira do Idoso não seja obrigatória para usufruir dos benefícios, quem a possuí tem algumas vantagens. Entre elas, um novo documento de identificação para diferentes serviços.

Os benefícios de usar a carteirinha também incluem:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile