Devem passar pela revisão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) pelo menos 1,25 milhão de inscritos. Aos poucos o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai convocando essas pessoas para que atualizem seus dados presencialmente.
Os convocados deverão passar pela revisão do BPC de forma presencial. O procedimento de atualização de dados e comprovação das exigências será feito no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), e não da unidade do INSS.
Quem for convocado tem até 45 dias para a revisão, se morar em cidade com até 50 mil habitantes. Ou até 90 dias para moradores de cidades com mais de 50 mil habitantes.
Os prazos são diferentes porque quanto mais moradores, maior é o fluxo de atendimento no CRAS e pode haver demora no agendamento.
Como saber se foi convocado para a revisão do BPC?
O INSS está usando diferentes canais para entrar em contato com os beneficiários. As mensagens estão sendo encaminhadas por: SMS, e-mail, correspondência no endereço cadastrado, pelo Meu INSS ou no extrato bancário.
Também foi criado um portal de consulta da lista de convocados, basta verificar em:
- Acesse o site do Meu INSS ou aplicativo;
- Sem fazer login, na primeira página procure por “Revisão BPC”;
- Agora, informe o número do seu CPF;
- Pronto, o sistema vai informar se você foi convocado.
Revisão do BPC presencialmente no CRAS
Se for convocado para revisão do BPC, será preciso levar no CRAS todos os documentos que comprovem que tem direito de receber o BPC. Como: comprovante de renda, laudos médicos, atestado de pobreza e outros.
- Agende o atendimento no CRAS mais próximo;
- Leve os documentos exigidos;
- Atualize o Cadastro Único;
- Aguarde a análise do INSS.
Enquanto o benefício estiver bloqueado para averiguação de dados e comprovação, o titular fica sem receber o salário. A normalização volta depois da confirmação, e o INSS libera o salário que ficou retido.