CANCELAMENTO de 55,8 mil beneficiários do BPC foi anunciado; consulte os critérios

O governo federal divulgou quantos inscritos no BPC (Benefício de Prestação Continuada) devem ter o seu salário cancelado. A expectativa é de que 55.868 pagamentos indevidos sejam  cortados por mês. O número assustou os beneficiários. 

pente fino bpc
CANCELAMENTO de 55,8 mil beneficiários do BPC foi anunciado; consulte os critérios
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O pente-fino do BPC começou em agosto, e a ideia do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é revisar mais de 1,2 milhões de pagamentos até o final do ano. Neste processo de revisão e averiguação de dados, mais de 55,8 mil devem ser cortados por mês. 

Caso o número se confirme, levaria a uma redução de 670.413 de benefícios no fechamento do ano que vem. É justamente o que o governo federal quer, diminuir os gastos obrigatórios que possuí. 

Quem deve ser cancelado do BPC neste ano?

Com o corte de benefícios do BPC o total de contemplados deve passar de 6,3 milhões neste ano para 5,8 milhões em 2025. 

O pente-fino do INSS primeiro vai bloquear o valor até que o titular consiga comprovar que tem direito. Os prazos são de 45 dias para quem mora em municípios até 50 mil habitantes, e de 90 dias para quem mora em cidades com mais de 50 mil habitantes. 

O cancelamento vai acontecer quando:

  • O titular não apresentar provas de que tem direito ao benefício dentro do prazo estabelecido;
  • O titular não atender mais aos requisitos que dão direito ao BPC. 

Lembrando que o benefício é pago no valor de 1 salário mínimo por mês para idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiênica. É preciso estar inscrito no Cadastro Único com renda de até 1/4 do salário mínimo por pessoa. 

Como saber se caiu no pente-fino do INSS?

Para não ter seu benefício cancelado, assim que receber a convocação do pente-fino o cidadão deve agendar a presença no CRAS. Na data e hora marcada precisa levar os documentos para atualizar o Cadastro Único.

O INSS disponibiliza a lista dos convocados para revisão do BPC em:

  • Acesse o App Meu INSS;
  • Agora, sem fazer login, selecione “Revisão do BPC”;
  • Digite o número do seu CPF. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com