Divida ANULADA foi a novidade confirmada pelo Serasa para alguns brasileiros

Alguns consumidores que estão com o seu CPF com restrição no Serasa foram surpreendidos. A empresa admitiu que está anulando a cobrança do débito, inclusive retirando a restrição em nome do cidadão, se for alcançado um período mínimo de dívida vencida. 

dívida
Divida ANULADA foi a novidade confirmada pelo Serasa para alguns brasileiros
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Muitos brasileiros foram ensinados que a partir de cinco anos sem pagar por uma dívida atrasada ela “caduca”. Quer dizer, ela perde o seu potencial para ser cobrada pela Serasa ou pela empresa onde o débito foi registrado. 

Porém, existem regras quanto a essa condição e que podem ser confudidas pelo consumidor que acaba se atrapalhando nas suas finanças. 

Serasa pode anular dívidas com mais de 5 anos?

Ao somar cinco anos desde a cobrança inicial do débito esse valor prescreve judicialmente. E o que acontece com uma dívida prescrita? Neste caso o débito:

  • Não pode mais ser cobrado na Justiça;
  • Deixa de constar como negativado na Serasa e outros birôs de crédito;
  • Não é considerado para o cálculo do Score do consumidor.

No entanto, ao consultar seu CPF na Serasa o consumidor pode encontrar uma dívida que foi feita há mais de 5 anos, e isso não está errado.

Esse débito deve estar registrado como “dívida atrasada” e não “dívida negativada”, porque já não tem mais potencial para “sujar” o nome do consumidor. 

Não sou obrigado a pagar dívidas com mais de 5 anos?

Judicialmente o consumidor não é mais obrigado a pagar pela dívida que foi feita há mais de cinco anos. Porém, o débito continua existindo e isso significa que:

  • O débito fica marcado como um pagamento não feito;
  • A mesma empresa tem o direito de se negar a vender produtos, ou oferecer planos com pagamento a longo prazo para esse cliente. 
  •  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com