Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem solicitar empréstimos com desconto no benefício. Antes de solicitar o crédito é importante conferir os juros que serão cobrados em cada banco. O FDR te ensina agora como consultar.
O empréstimo consignado pode ser contratado pelos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS. Nessa forma de crédito as parcelas são descontadas diretamente do benefício recebido. Para preservar os segurados, o Instituto Nacional do Seguro Social possibilita a consulta aos juros.
Além disso, para frear os juros abusivos o Instituto decidiu limitar o percentual cobrado em 1,66% ao mês. Já o empréstimo no cartão de crédito tem uma taxa de juros limitada a 2,46%, ao mês.
Mesmo com essa redução de juros é importante avaliar cuidadosamente se o empréstimo vai comprometer até 45% do benefício. Dentro desse percentual total, 35% podem ser destinados ao empréstimo pessoal consignado, 5% para o cartão de crédito consignado e 5% para o cartão consignado de benefício.
Segundo o INSS o número de empréstimos consignados contratados aumentou nos últimos três anos. Em junho deste ano foram destinados R$ 8.386.811.778,86 aos consignados.
Assista ao vídeo abaixo do colunista do FDR Ariel França para entender sobre a portabilidade do empréstimo:
Como consultar a taxa de juros do consignado do INSS?
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS (não é necessário login e senha)
- Rolando a página será possível encontrar a opção “Taxas de Empréstimo Consignado”
- Uma nova página será aberta com todas as taxas cobradas pelos bancos que oferecem o serviço
- Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”
- Também é possível pesquisar por uma instituição bancária em específico e conferir as taxas cobradas
- São expostas as taxas das modalidades de cartão de crédito consignado (RMC) e para utilização do cartão consignado de benefício (RCC).
A especialista do FDR Lila Cunha apresenta uma opção de empréstimo para aposentados com pagamento após três meses.