O valor do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para 2025 já foi pré-definido. A quantia deve contemplar pelo menos 6 milhões de pessoas, entre idosos e pessoas com deficiência, que hoje recebem o benefício social vindo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
O aumento do salário mínimo interfere automaticamente no valor do BPC. Os idosos com mais de 65 anos de vida e pessoas com deficiência de qualquer idade recebem este auxílio pelo INSS.
Não é preciso contribuir para a Previdência Social. O direito é dado a quem está inscrito no Cadastro Único e possuí renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.
Qual será o valor do salário do BPC para 2025?
A princípio, o salário mínimo para 2025 apresentado no PLDO 2025 (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias) e que vai servir de referência para o valor do BPC será de:
- R$ 1.502,00;
- Alta de 6,37% em relação ao piso que está sendo pago hoje.
No entanto, essa é uma expectativa de valor. Pode ser que a quantia fique menor ou maior do que a apresentada no PLDO. Tudo vai depender do resultado da inflação para esse ano.
O salário mínimo é o menor valor de remuneração que um trabalhador com carteira assinada pode receber.
Além de ser base para o mercado de trabalho, a quantia também representa o mínimo que pode ser pago em aposentadorias, pensões e benefícios da Previdência Social.
Fórmula de cálculo do salário mínimo
Até 2022 o piso era reajustado apenas com base na inflação do ano anterior, por isso não dava ganho real ao salário.
Porém, desde 2023 o cálculo do salário mínimo passou a considerar os seguintes fatores para reajuste:
- Inflação do ano anterior (neste caso 2024) medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor); +
- PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos atrás (neste caso 2023).
Ou seja, o salário mínimo atual de R$ 1.412 vai receber o acréscimo do INPC de 2024 + o PIB de 2023. O resultado é a quantia que será paga de salário mínimo em 2025.