30 anos do Real: veja lista de produtos que era possível comprar com R$ 1 em 1994

Criado em 1994, o Plano Real comemora 30 anos em 2024 e choca as novas gerações. O aumento progressivo dos preços foi o pontapé para a criação do sistema monetário que é utilizado ainda hoje no Brasil. O FDR fez uma lista com os itens que os brasileiros conseguiam comprar com apenas R$ 1.

30 anos do Real: veja lista de produtos que era possível comprar com R$ 1 em 1994
(Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

O ano era 1994 e após a tentativa de criação de diversos planos monetários, o Plano Real foi implementado no país. São 30 anos de vigência do sistema que veio para reduzir a inflação altíssima. Para se ter noção, em 1994 o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), marcador da inflação, atingiu a marca de 2.500%. Com um índice tão agressivo, o poder de compra dos brasileiros era baixo e o Real veio para mudar isso.

O chocante é que uma cédula de R$ 1, que já até saiu de circulação, valeria hoje apenas R$ 0,12. Mas, na época de seu lançamento, o poder de compra era alto, uma cédula dessas nas mãos de uma criança, por exemplo, era motivo de festa e muitos itens comprados.

O que era possível comprar com R$ 1 em 1994?

Os anos passaram e atualmente com uma moeda de R$ 1, as cédulas já não existem mais, o consumidor consegue comprar um pão francês apenas, em alguns estabelecimentos nem isso dá para comprar.  Mas, em 1994 era possível comprar:

  • 10 pães, cada um saindo a R$ 0,10 (dez centavos);
  • Um quilo de arroz, que custava R$ 0,82 (oitenta e dois centavos);
  • Um quilo de açúcar, que custava R$ 0,68 (sessenta e oito centavos);
  • Um litro de óleo de soja, que custava R$ 80 (oitenta centavos);
  • Um pacote de 500g de macarrão, que custava R$ 0,70 (setenta centavos);
  • Um litro de leite, que custava R$ 0,69 (sessenta e nove centavos);
  • Uma dúzia de ovos, que custava exatamente R$ 1.

Em 30 anos muitas mudanças ocorreram, entre elas a criação do Real Digital, que a  especialista do FDR Lila Cunha explica.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.