População pode emitir credencial que dá acesso à passagem gratuita em ônibus, metrô e trens. O documento tem validade de 90 dias e possibilita a circulação da população pela cidade. Confira agora os locais que fazem a emissão do documento e os requisitos obrigatórios.
As passagens dos transportes públicos municipais variam de valor conforme a cidade. Muitas vezes elas acabam gerando um grande gasto para o cidadão que precisa pegar vários meios de transporte público. Pensando nisso, uma iniciativa foi criada visando a oferta de passagem gratuita no sistema de metrô, trens e ônibus.
Confira no vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França como conquistar uma vaga de emprego com salário de R$ 5 mil:
Passagem gratuita em ônibus, metrô e trens
- A credencial tem validade de 90 dias e não pode ser renovada.
- Durante esse período o cidadão poderá fazer quantas viagens forem necessárias para sair em busca de uma vaga de emprego.
- A única exigência é que o cidadão esteja desempregado há, no mínimo, 30 dias e no máximo 180 dias.
- A mesma Credencial para Trabalhadores Desempregados no sistema de trilhos dá acesso integrado gratuito à CPTM e ao Metrô.
- O documento pode ser emitido gratuitamente na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, com atendimento de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 16h.
Gratuidade nos ônibus intermunicipais
- Quem reside ou trabalhou, último registro, na região do ABC paulista tem direito ao benefício.
- Na região de São Mateus e Jabaquara, na capital, e no município de Mauá, no ABC, vale apenas para quem reside nas proximidades do Corredor Metropolitano ABD.
- Nesse caso é necessário estar desempregado há mais de 2 meses e há menos de 6.
- A carteira tem validade de 28 dias corridos e pode ser solicitada pelo telefone: 4341-1175, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
O governo de São Paulo também concede um auxílio de R$ 540 às pessoas desempregadas, a especialista do FDR Laura Alvarenga explica.