Atenção, trabalhadores inscritos no eSocial: a data de pagamento foi alterada e o prazo para as empresas de médio porte fecharem a folha termina nesta quinta-feira (31). Veja como consultar o pagamento.
O eSocial é um sistema do governo federal brasileiro que unifica o envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. O objetivo é facilitar o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias, reduzir a burocracia e aumentar a eficiência na fiscalização e no controle de informações.
Segundo a especialista Laura Alvarenga, em 2024, o sistema eSocial está passando por alterações importantes para se adequar a novas regras tributárias e para garantir que todos os procedimentos estejam em conformidade com a decisão judicial.
Como consultar o pagamento dos inscritos no eSocial?
-
A consulta deve ser feita pelo Gov.br;
-
Após acessar a página de realização da consulta, selecione a aba “Pagamentos e Parcelamentos“;
-
No tópico “Pagamento”, escolha o item “Consulta Comprovante de Pagamento – DARF, DAS, DAE e DJE”;
-
Para o preenchimento dos campos com os parâmetros da consulta, é preciso posicionar o cursor do mouse sobre o campo a ser preenchido;
-
Será exibido um texto com a informação a ser fornecida;
-
Outras informações podem ser solicitadas em “Consulte Orientações” à direita, na parte superior da tela.
eSocial e DAE
O eSocial é um programa que simplifica e integra a comunicação entre empregadores e órgãos governamentais, como o Ministério do Trabalho, a Receita Federal e o INSS.
São incluídos dados sobre a contratação e demissão de empregados, folha de pagamento, informações de saúde e segurança no trabalho, e contribuições previdenciárias.
Os empregadores, contadores e administradores de empresas devem utilizar o eSocial para enviar informações e cumprir com suas obrigações legais.
O DAE é o Documento de Arrecadação de Receitas Federais e é utilizado para efetuar o pagamento de tributos e contribuições devidas à Receita Federal do Brasil. Ele contém informações detalhadas sobre o tipo de tributo a ser pago, o valor, e o código de arrecadação correspondente.
A emissão pode ser gerada e paga via site da Receita Federal ou através de sistemas de contabilidade e gestão tributária das empresas.