O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou novas regras para o BPC que começam a valer neste mês de agosto. O Benefício de Prestação Continuada é voltado aos aposentados e pessoas com deficiência em vulnerabilidade social. Veja agora como garantir o seu pagamento.
O governo federal publicou duas portarias que alteram as regras de concessão do BPC. A partir delas a revisão do benefício será iniciada. O principal objetivo é identificar os cidadãos que são beneficiados fazendo um mapeamento se eles têm ou não direito ao benefício.
Essa revisão, também chamada de pente-fino vinha sendo comentada há alguns meses, o próprio FDR já chegou a divulgar como ela será feita.
Assista ao vídeo abaixo do colunista do FDR Ariel França e confira as informações sobre o acúmulo do BPC e do Bolsa Família:
Mudanças no BPC
- A primeira mudança está relacionada ao prazo para a suspensão do BPC.
- A partir de agora os beneficiários com dados desatualizados há mais de 48 meses, ou seja, quatro anos, terão o benefício suspenso.
- A segunda estabelece que a partir de 1º de setembro os beneficiários terão que fazer o cadastro biométrico. A colunista Lila Cunha, especialista do FDR, explica como esse cadastramento será feito.
- Na impossibilidade de cadastro do beneficiário, o seu responsável deverá fazê-lo.
- Essas duas medidas são voltadas à redução da irregularidade nos pagamentos do BPC.
- O INSS já informou que também fará o cruzamento de informações mensalmente para comprovar a renda e o acúmulo do BPC com outros benefícios.
Como não ter o BPC cancelado?
- Como se trata de um procedimento de checagem de informações, o cidadão precisa manter os seus dados do CadÚnico atualizados, clique aqui e saiba como atualizar.
- Isso inclui o endereço, a renda familiar e as informações de todos que moram na mesma casa.
- É importante também que as pessoas com deficiência que recebem o BPC mantenham os laudos médicos atualizados.