Idosos 60+ ganham viagens de ônibus e avião patrocinadas pelo governo; descubra como garantir benefício

Os idosos com 60 anos ou mais agora têm mais motivos para comemorar. Graças a iniciativas do Governo Federal, viagens de ônibus e avião estão mais acessíveis, oferecendo maiores oportunidades de locomoção e lazer para essa faixa etária. 

Idosos 60+ ganham viagens de ônibus e avião patrocinadas pelo
governo; descubra como garantir benefício. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Entenda como funcionam os programas de gratuidade de ônibus com a Carteira do Idoso e as passagens aéreas por R$ 200,00 do programa Voa Brasil. A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a Carteira do Idoso, confira.

Gratuidade de ônibus 

A Carteira do Idoso é um documento que garante a gratuidade em viagens interestaduais de ônibus para pessoas com 60 anos ou mais, cuja renda individual mensal não ultrapasse dois salários mínimos. Esse benefício é uma conquista importante, proporcionando maior mobilidade e acesso a diferentes regiões do país.

A Carteira do Idoso é um documento que favorece o acesso dos idosos a serviços gratuitos ou com desconto em diversos setores. Um dos benefícios da carteira é o acesso facilitado aos serviços de transporte interestadual, garantindo maior mobilidade a eles.

Para solicitar basta acessar o site da Carteira do Idoso, preencher os dados e clicar em avançar. Após, basta concluir o pedido e esperar que a Carteira seja emitida.

Programa Voa Brasil

Já o programa Voa Brasil, é outra iniciativa do Governo que tem o objetivo de facilitar o acesso ao transporte aéreo para idosos. Com esse programa, pessoas com 60 anos ou mais podem comprar passagens aéreas a um preço fixo de R$ 200,00 por trecho.

Podem participar aqueles que são aposentados pelo INSS e que não tenham realizado viagens de avião nos últimos 12 meses. Além disso, também é necessário ser nível prato ou ouro no gov.br.

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile