Novas regras do Bolsa Família: atualização urgente para titulares; saiba mais

De acordo com as novas regras do Bolsa Família, periodicamente o poder público tem o direito de revisar os dados do Cadastro Único e solicitar atualização. Quando isso acontece o titular do benefício deve estar preparado para atualizar as informações e garantir o pagamento. 

bolsa família
Novas regras do Bolsa Família: atualização urgente para titulares; saiba mais
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O beneficiário é convocado para atualizar os dados do Cadastro Único e manter o pagamento do Bolsa Família por meio de notificação enviada por SMS, no App do Caixa Tem ou extrato bancário. O procedimento acontece no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Quem precisa atualizar o Cadastro Único?

As famílias inscritas no Bolsa Família e que necessitam de atualização do Cadastro Único podem ter seu benefício suspenso. O pagamento é cessado até que o titular faça toda a regularização comprovando que tem direito ao benefício. 

A atualização é necessária quando:

Como fazer a atualização de dados do Bolsa Família?

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal liberou seus funcionários para atualização dos dados do Cadastro Único por busca ativa, isto é, comparecendo até a casa dos beneficiários do Bolsa Família. 

Mas, não é em todo país que o processo acontece assim. Por isso, ao ser convocado para atualização é preciso que o titular do benefício:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile