Atenção! CNH de 440 motoristas estão ameaçadas de SUSPENSÃO

Foi confirmado que pelo menos 440 motoristas terão a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) suspensa pelos próximos 60 dias. Fazem parte desta lista aqueles que receberam a notificação avisando sobre a suspensão, mas não apresentaram recursos de defesa. 

cnh suspensa
Atenção! CNH de 440 motoristas estão ameaçadas de SUSPENSÃO
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A lista de suspensão foi confirmada no Diário Oficial do Distrito Federal na edição de terça-feira (23). Os 440 motoristas que terão sua CNH suspensa são moradores do Distrito Federal. Dependendo das infrações cometidas, a habilitação pode ficar suspensa por até 1 ano. 

Como saber se a CNH está suspensa?

Os motoristas receberam uma notificação do Detran-DF (Departamento Estadual de Trânsito do Distrito Federal) avisando sobre a penalidade de suspensão. 

Ainda assim, caso não tenham tido acesso a mensagem por alguma razão, eles podem consultar a atual situação da sua CNH. 

No Diário Oficial do DF também foi listado um a um os motoristas que podem perder sua habilitação. Confira neste documento entre as páginas 46 e 48.

Dá para tirar a suspensão da CNH?

Com a publicação no Diário Oficial, a suspensão da CNH dos motoristas listados acontece daqui há 60 dias. De 23 de julho a 23 de agosto, porém, eles têm a oportunidade de entrar com um recurso de defesa. 

O pedido pode ser protocolado em uma unidade do Detran-DF, ou enviado via Correios para a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) do Detran. O endereço é: Setor de Administração Municipal (SAM), Lote A, Bloco B, Edifício Sede – CEP 70.620-020.

Neste caso será preciso encaminhar a sua defesa, provando que não cometeu aquelas infrações. Somente se a Jari entender que realmente o motorista não teve culpa é que a suspensão será retirada. 

Caso contrário será preciso cumprir a penalização que pode chegar a 12 meses sem dirigir. Depois passar por um curso de reciclagem, uma prova teórica e então a habilitação será reativada. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile