Desconto na conta de luz: o que você precisa fazer para pagar 65% menos

Alguns brasileiros têm a chance de economizar até 65% no valor da sua conta de luz todo mês. Para isso precisam atender a alguns critérios que incluem limite de renda e o consumo de energia elétrica da família.

desconto conta de luz
Desconto na conta de luz: o que você precisa fazer para pagar 65% menos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O desconto na conta de luz pode ser o alívio financeiro que muitas famílias precisam. Embora a bandeira tarifária ainda esteja na cor verde, sem cobrança adicional na fatura, o valor ainda pesa no bolso dos brasileiros. A redução de até 65% é a ajuda que muitos precisam.

Quem pode conseguir desconto na conta de luz pela Tarifa Social?

Para conseguir desconto na conta de luz é preciso usar o programa Tarifa Social. Criado pelo governo federal o projeto funciona em todo país beneficiando aqueles que atendem a critérios como ser:

  • Família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; ou
  • Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); ou
  • Família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.

Caso cumpra com os requisitos, mas ainda não esteja recebendo, o problema pode estar no CadÚnico ou na companhia de energia. Veja como resolver nesta matéria escrita por mim.

Tabela de descontos na conta de luz pela Tarifa Social

Os descontos na conta de luz pela Tarifa Social podem chegar a 100%, vai depender do consumo mensal de energia elétrica.

Para as famílias de baixa renda, as faixas de desconto são as seguintes:

  • consumo mensal de até 30 kWh/mês – desconto de 65%
  • consumo mensal de 31 kWh a 100 kWh/mês – desconto de 40%
  • consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh/mês – desconto de 10%

Para famílias indígenas e quilombolas inscritas no CadÚnico, as condições são:

  • consumo mensal de até 50 kWh/mês – desconto de 100%
  • consumo mensal de 51 kWh a 100 kWh/mês – desconto de 40%
  • consumo mensal de 101 kWh a 220 kWh/mês – desconto de 10%

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com