Auxílio surpresa para IDOSOS +60 anos foi confirmado pelo governo federal

No Brasil a pessoa idosa, com mais de 60 anos de vida, tem direito a alguns benefícios especiais. O objetivo é incluir esse público na sociedade, garantindo que eles tenham o mesmo acesso aos serviços públicos e privados que os demais cidadãos brasileiros. 

auxílio idoso
Auxílio surpresa para IDOSOS +60 anos foi confirmado pelo governo federal
(Foto: imagem criado por inteligência artifical pela equipe do FDR)

Os auxílios liberados para os idosos fazem parte das políticas públicas. Tanto o governo federal como os municípios precisam ter a preocupação de criar acesso a determinados serviços para esse público. Um dos principais auxílios tem haver com gratuidade. 

Auxílio liberado para idosos com mais de 60 anos

O principal auxílio liberado para os idosos é a possibilidade de usar o transporte público de graça, ou o transporte de linhas privadas com desconto de até 50%. 

Há ainda a chance de conseguir gratuidade integral para trechos de linhas interestaduais, mas as vagas são acirradas. São apenas dois assentos por trecho com bilhete totalmente gratuito. 

As opções são:

Como emitir a Carteira do Idoso e garantir benefícios

A Carteira do Idoso pode ser apresentada para conseguir a gratuidade no transporte público. Como possuí a foto do cidadão ela ajuda no reconhecimento. 

Além disso, a carteira só pode ser emitida por quem tem rendimento de até dois salários mínimos por mês, e está inscrito no Cadastro Único. 

Logo já indica a condição de baixa renda, sendo este um critério para conseguir o assento gratuito nas linhas interestaduais. 

A emissão é feita de forma online e funciona da seguinte forma:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile