O governo federal vem trabalhando para reduzir o orçamento público da União. Entre as ações está um pente-fino nos benefícios que poderá resultar em cancelamentos. No Bolsa Família algumas ações podem impedir o corte.
O governo federal anunciou um corte de R$ 25,9 bilhões na proposta de orçamento de 2025. Para isso está fazendo um levantamento de onde pode cortar gastos de forma eficaz. As ações de pente fino nos benefícios temporários e no Bolsa Família devem ser uma das principais estratégias.
A intenção é apurar os pagamentos irregulares e então realizar o corte deles, reduzindo assim o orçamento federal. Atualmente 20,83 milhões de famílias em todo o Brasil recebem o benefício que tem valor médio de R$682,56
Cortes no Bolsa Família
- Geralmente o MDS adota três procedimentos: bloqueio, suspensão e cancelamento, nesta matéria eu te explico cada um deles.
- Sendo o cancelamento a pior situação, quando o beneficiário perde de fato o direito ao benefício.
- Com o atual procedimento de revisão cadastral é possível que muitas famílias deixem de receber os depósitos.
- Inclusive, o Ministro do Desenvolvimento já afirmou que cerca de 2% dos beneficiários não se enquadram nos critérios do programa, esse público deve perder o direito ao pagamento.
- Uma das estratégias para ser mais pontual e identificar essas pessoas é o uso de IA (Inteligência Artificial).
Como não cair no pente-fino do Bolsa Família?
- O primeiro passo é consultar os seus dados do Cadastro Único e conferir se estão atualizados.
- Caso não estejam, faça a atualização o quanto antes para evitar o corte. A especialista do FDR Lila Cunha ensina como atualizar o CadÚnico.
- Vale lembrar que a atualização deve ser feita sempre que um dado mudar. Como uma criança que mudou de escola, ocorreu um nascimento ou falecimento, houve mudança de endereço ou de renda, entre outros.
- Para algumas famílias o valor poderá ser menor graças a Regra de Proteção, clique aqui e entenda como ela funciona.