13º salário autorizado para cair na conta de trabalhadores com CPF final 1, 8, 3, 7, 2, 9, 4, 6, 0 e 5; parcela têm datas divulgadas

Foram divulgadas as datas de pagamento do 13º salário para os trabalhadores de todo o país. O depósito pode ser feito em duas ou em uma parcela, desde que seguidas as regras estabelecidas. Confira quando você poderá sacar a sua gratificação.

13º salário autorizado para cair na conta de trabalhadores com CPF final 1, 8, 3, 7, 2, 9, 4, 6, 0 e 5; parcela têm datas (Imagem: FDR)

Quem trabalha há mais de 15 dias com carteira de trabalho registrada tem direito ao 13º salário. O abono é pago anualmente pelos empregadores e acaba sendo bastante aguardado pelos trabalhadores. O valor é depositado diretamente na conta do profissional, a mesma que recebe o salário.

Os aposentados, pensionistas e quem recebe auxílios temporários do INSS também têm direito. Mas, os pagamentos das duas parcelas já foram antecipadas para essas pessoas.

13º salário em uma ou duas parcelas?

  • Embora a lei estabeleça que o pagamento seja feito em duas parcelas, o empregador pode fazê-lo em uma única.
  • A primeira parcela deve ser paga até 30 de novembro. Enquanto a segunda até 20 de dezembro.
  • Caso o valor seja feito de uma única vez, a data limite para depósito também é 20 de dezembro.
  •  A lei não determina que o empregador faça o pagamento de todos os seus funcionários na mesma data. Mas, ele deve respeitar a data limite.
  • Se o empregado não receber dentro do prazo, poderá fazer uma denúncia pelo Canal de Denúncia do Ministério Público do Trabalho (MPT) do seu estado.

Valor das parcelas do 13º salário

  • O 13º tem o mesmo valor do salário do trabalhador.
  • Em geral, a primeira parcela é maior que a segunda, isso acontece porque na segunda há desconto do INSS e do Imposto de Renda, se houver.
  • Caso o trabalhador pague pensão alimentícia, ela também será descontada na segunda parcela.

A colunista Laura Alvarenga, especialista do FDR, alerta para o golpe da antecipação do PIS/PASEP que tem afetado centenas de trabalhadores pelo país.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.