No dia 1º de agosto termina um importante prazo voltado ao MEI de todo o país. O cadastro que pode ser feito em alguns minutos vai facilitar a vida dos Microempreendedores Individuais de todo o país. Veja como evitar a multa pela perda do prazo.
O Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) foi criado para facilitar o acesso às comunicações de inspeção do trabalho. Isso não significa que apenas os MEIs que possuem funcionários precisam se cadastrar. Pelo contrário, todos os Microempreendedores Individuais devem fazer o cadastro.
Depois do cadastro o próprio MEI deve fazer o acompanhamento do sistema, verificando sua caixa de e-mail e até caixa de spam. Afinal, as comunicações serão enviadas ao e-mail cadastrado.
É exatamente por isso que esse cadastro é tão importante, todas as comunicações federais, estaduais ou municipais poderão ser consultadas.
Cadastro no DET
Existem três formas de fazer o cadastro, confira abaixo:
Usando Código de Acesso
- O acesso é feito pelo através do site do DET;
- Nesse caso é necessário informar CNPJ, CPF e Código de Acesso;
- Quem não tem código de acesso ou precisa alterá-lo, pode fazer isso em poucos minutos através do site da Receita Federal.
Usando Senha de acesso ao Portal de Serviços do Governo Federal
- Com os dados da conta Gov.br, que deve ser de nível ouro ou prata, veja como subir de nível a sua.
Usando Certificado Digital
- Nesse caso é necessário usar o Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI;
- Onde também é necessário informar CNPJ, CPF e Código de Acesso.
- Depois de fazer o login é só informar o endereço atual, número de telefone e e-mail. Vale lembrar que o e-mail deve ser válido e o cidadão precisa ter acesso a ele.
De acordo com a especialista do FDR Lila Cunha, os Microempreendedores Individuais podem ter até R$ 21 mil em empréstimo.