Novas regras sobre o trabalho aos domingos e feriados começam a valer em breve

Novas regras sobre o trabalho aos domingos e feriados começam a valer em breve 

Após alguns adiamentos, as novas regras do trabalho aos finais de semana e feriados começam a valer em breve. As mudanças ainda dependem de negociações, informou o ministro Luiz Marinho. Entenda como essas regras poderão ser definidas.

Novas regras sobre o trabalho aos domingos e feriados começam a valer em breve  (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Depois de três adiamentos, as novas regras sobre o trabalho aos domingos e feriados deveriam começar a valer em agosto. Mas, talvez isso não seja possível e um novo adiamento aconteça. Ao menos é o que se entende da fala do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

O texto foi publicado em novembro de 2023 e já deveria estar sendo aplicado, no entanto, ainda deve ser debatido.

Mudanças nas regras do trabalho aos domingos e feriados

  • No modelo que está no texto de novembro o trabalho só poderá acontecer por meio de uma convenção coletiva firmada entre os trabalhadores e os empregadores.
  • Essa medida deve alterar a norma firmada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que permitia o trabalho nesses dias sem a necessidade de acordos.
  • Nesse modelo, que está sendo adotado até então, basta que o empregador faça um comunicado ao seu funcionário. A única exigência é o cumprimento das regras de hora extra.
  • Caso as novas regras entrem em funcionamento, o comércio só poderá funcionar nos domingos e feriados através de autorização prévia do sindicato.
  • A medida é bastante questionada, por isso tantos adiamentos.
  • Inclusive, a Rede de Associações Comerciais já solicitou que ela não seja novamente adiada, mas sim revogada.
  • A justificativa é de que exatamente nos domingos e feriados alguns comerciantes têm um maior lucro.
  • Até então a proposta entra em vigor em 1º de agosto, até lá novos debates entre o governo e as centrais devem acontecer e um no adiamento poderá acontecer.

Neste mês um auxílio foi liberado para quem está desempregado, informa a especialista do FDR Laura Alvarenga.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.