Veja novidades sobre novo valor do salário mínimo e se prepare para receber mais

Há seis meses do fim de 2024 já começam a ser divulgadas as novidades sobre o valor do salário mínimo de 2025. A quantia é definida pelo governo federal, mas impacta a vida de trabalhadores, aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios trabalhistas. 

valor do salário mínimo
Veja novidades sobre novo valor do salário mínimo e se prepare para receber mais
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Em abril deste ano a equipe do governo federal enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025. Nele constam os possíveis gastos públicos para o próximo ano, e qual deve ser o valor do salário mínimo adotado em todo país. 

Qual o novo valor do salário mínimo para 2025?

O novo valor do salário mínimo passa a valer em 1 de janeiro de 2025. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve publicar um decreto sancionando a quantia no dia 1º, ou antes mesmo disso. 

A partir disso, todos que recebem um salário mínimo como pagamento terão acesso a quantia reajustada. É comum, porém, que os trabalhadores tenham acesso ao novo valor apenas em fevereiro, considerando o que foi trabalhado em janeiro. 

A expectativa que consta no PLDO de 2025 é de que o valor do piso salarial chegue a:

Caso o valor seja aprovado ele significaria uma alta de 6,36% na comparação anual, já que hoje o salário mínimo é de R$ 1.412. 

Como é calculado o valor do salário mínimo em 2025?

O cálculo do salário mínimo foi alterado em 2023, quando o governo Lula passou a adotar outro valor além da inflação do ano anterior. O objetivo é que o piso fique acima da inflação e dê poder de compra real aos brasileiros. 

O índice de reajuste do salário mínimo, ou seja, o quanto o piso vai crescer de um ano para o outro é definido por:

Para chegar ao valor real do piso será preciso aguardar o fim do ano, quando o INPC de 2024 será de fato confirmado. Por hora são consideradas apenas expectativas. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile