Reforma previdenciária: Lula e INSS anunciam as REGRAS para aposentadoria aos 55 anos

A reforma da Previdência foi aprovada em novembro de 2019, e desde então alterou a forma como a aposentadoria aos 55 anos de idade pode ser obtida. O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue as medidas que foram aprovadas naquele ano. 

aposentadoria 55 anos
Reforma previdenciária: Lula e INSS anunciam as REGRAS para aposentadoria aos 55 anos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Para conseguir a aposentadoria aos 55 anos de idade é preciso atuar em uma profissão que tenha algum grau de insalubridade, ou seja, que coloca a saúde do trabalhador em risco de alguma forma. Em 2019 a reforma da Previdência alterou essa modalidade. 

Quem tem direito a aposentadoria especial do INSS?

Com a reforma da Previdência, em 2019, para ter direito a aposentadoria especial do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é preciso somar idade mínima, além de um tempo mínimo trabalhado naquela profissão. 

Para quem começou a trabalhar antes da reforma de nov./2019 (regra de transição)

Os pontos são o resultado da soma da idade + o tempo de atividade de risco do trabalhador.

Para quem começou a trabalhar depois da reforma de nov./2019

Profissões que dão direito a aposentadoria especial 

As profissões que dão direito a aposentadoria especial são aquelas consideradas insalubres. É preciso apresentar documentos como PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) ou LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho) para provar o risco da profissão. 

Atividade de risco baixo – 25 anos trabalhados 

Atividade de risco médio – 20 anos trabalhados

Atividade de risco alto – 15 anos trabalhados

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile