INSS anuncia NOVAS REGRAS afetando a renda mínima dos idosos

Idosos do INSS devem ficar atentos às recentes mudanças nas políticas do auxílio-doença, que entraram em vigor hoje. O Instituto Nacional do Seguro Social introduziu essas alterações para acelerar o processo, prevenir fraudes e melhorar a gestão dos benefícios.

INSS anuncia NOVAS REGRAS afetando a renda mínima dos idosos. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

A principal mudança é um procedimento mais rigoroso para comprovar as condições de saúde dos solicitantes. Idosos do INSS precisam se familiarizar com os novos critérios e prazos para evitar a suspensão ou cancelamento do auxílio.

Idosos do INSS devem se preparar para novas exigências nas avaliações médicas do auxílio-doença. A partir de agora, as consultas serão realizadas presencialmente por médicos especialistas na condição do segurado e será necessário apresentar um laudo médico atualizado para validar o benefício.

Além disso, o INSS está reforçando o monitoramento das informações pessoais e médicas dos beneficiários. Esse procedimento tem como objetivo garantir a precisão dos dados e promover maior justiça e eficiência na concessão dos recursos previdenciários.

Continue acompanhando para saber como os idosos do INSS podem garantir agilidade no processo de aprovação do auxílio-doença. Enquanto isso, acessando este artigo, eu te explico tudo o que você precisa saber sobre o benefício por incapacidade temporária. Confira!

Como os idosos do INSS podem agilizar a aprovação do auxílio-doença?

Idosos do INSS verão uma redução no tempo de processamento dos pedidos de auxílio-doença com as novas regras implementadas. A digitalização dos documentos e a automação de etapas do processo são mudanças que prometem acelerar a triagem e análise das solicitações.

Essas medidas visam melhorar a eficiência e proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente para os beneficiários, tornando o sistema mais ágil e menos suscetível a atrasos. Veja algumas dicas: 

Solicitação do auxílio-doença para idosos do INSS

  1. Acesse o Meu INSS pelo site ou pelo aplicativo para Android e iOS;

  2. Na página inicial, selecione “Pedir benefício por incapacidade”;

  3. Em seguida, preencha com nome, CPF e data de nascimento;

  4. Marque a opção “Não sou um robô” e continue;

  5. Selecione “Benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença), leia as informações e clique em “ciente”;

  6. Vai aparecer a seguinte informação: “Se você tem documento médico (laudo, relatório ou atestado), pode fazer a perícia sem sair de casa. A análise documental a distância é bem mais rápida, pois não depende de vagas em agências, já que você não precisa ir ao INSS”. Selecione “Avançar”;

  7. Confira os dados que vão aparecer na tela e selecione se foi acidente de trabalho ou não. Mas atenção: benefício por acidente de trabalho ainda não está habilitado para o uso do Atestmed;

  8. Em seguida virá a seguinte a orientação do que deve constar no atestado médico ou odontológico: nome do profissional CRM/CRO/RMS, identificação da doença e prazo de afastamento;

  9. Anexe os documentos (identidade e documentação médica) clicando no “+”; e

  10. Clique em avançar, leia as informações e clique em avançar/finalizar para enviar o pedido.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
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