A greve dos servidores do INSS poderá atrasar a solicitação e a aprovação de benefícios previdenciários. A orientação é que os segurados não deixem de buscar atendimento, mas prefiram o sistema à distância. O FDR te explica o que fazer durante essa paralisação.
A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entrou no quarto dia nesta sexta-feira, 19. Os servidores do INSS fazem reinvindicações importantes para a categoria. Enquanto não são atendidos pelo governo, a população pode usar outros sistemas. A orientação é do próprio Instituto Nacional do Seguro Social e foi feita pensando em evitar ao máximo que os cidadãos sejam prejudicados.
Serviços do Meu INSS
- Enquanto as atividades dos profissionais estiverem paralisadas o atendimento ao público poderá ser reduzido ou até mesmo totalmente suspendido.
- A orientação do próprio órgão é que os cidadãos usem o site Meu INSS para fazerem solicitações e o acompanhamento dos pedidos de benefícios.
- Também é possível buscar atendimento pela Central 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
- A população pode ter acesso a diversos serviços pelo sistema virtual, entre eles a aposentadoria, pensão por morte e mais, clique aqui e confira quais são.
Como fica a perícia durante a greve do INSS?
- Quem já estava com a perícia médica agendada para o benefício por incapacidade temporária, deve utilizar o Atestmed, essa é a orientação do INSS.
- O sistema de análise documental foi criado para acelerar a aprovação e reduzir o tempo de espera dos segurados, mas acaba sendo um ótimo recurso para situações como esta.
- Esse mesmo recurso deverá ser usado por quem ainda vai dar entrada no benefício.
- Nos demais casos a orientação é que o segurado faça o reagendamento pela Central 135.
A especialista do FDR Laura Alvarenga explica melhor sobre o Atestmed, esse importante sistema de análise documental.