Uma das opções de saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) permite que o trabalhador idoso receba tudo o que foi acumulado na sua conta durante o tempo trabalhado. Todas as contas abertas em seu nome, inclusive inativas, poderão finalmente ser sacadas.
O saque do FGTS na aposentadoria dá ao idoso a oportunidade de receber tudo o que tem disponível no seu Fundo de Garantia. É possível esvaziar todas as contas, até mesmo aquelas que ficaram bloqueadas pela demissão por justa causa.
Quando o saque do FGTS fica disponível na aposentadoria?
Basta receber a aprovação da sua aposentadoria para que o saque do FGTS fique disponível. O benefício é pago integralmente ao trabalhador, inclusive para quem se aposentou por invalidez.
Caso tenha se aposentado pela empresa X, mas seja admitido pela empresa Y em um contrato de emprego formal, tudo o que for depositado pelo empregador na nova conta do FGTS pode ser sacada pelo trabalhador.
O valor é de 8% do salário do colaborador. Por exemplo, quem ganha R$ 2 mil por mês recebe depósito de R$ 160 na conta do Fundo de Garantia. Esse valor, caso o trabalhador já seja aposentado e tenha iniciado um novo emprego, pode então ser sacado todos os meses.
Como pedir o saque do FGTS na aposentadoria?
A forma mais simples de pedir o saque do FGTS por aposentadoria é usando os canais online, como o App FGTS. Esse pedido também pode acontecer em uma agência da Caixa, mas quem quiser evitar filas tem acesso ao mesmo procedimento de maneira online.
- Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
- Selecione o motivo do saque “Aposentadoria”
- Leia as condições e documentos necessários para o saque e clique em “Solicitar Saque”;
- Cadastre uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira;
- Envie os documentos solicitados;
- A CAIXA irá validar seus dados e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.