Saque FGTS: veja as opções de retirada disponíveis ou antecipação do pagamento

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço foi criado para ajudar os trabalhadores que perdem sua fonte de renda. Isso significa que em geral o saque FGTS só pode ser feito após o desligamento do trabalho. Mas, há situações em que a retirada dos recursos pode ser feita mesmo com o profissional trabalhando.

Saque FGTS: veja as opções de retirada disponíveis ou antecipação do pagamento (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Todo trabalhador com carteira assinada tem uma conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em seu nome. Os recursos são depositados mensalmente pelo empregador diretamente em nome do profissional no percentual de 8% ao mês.  Há alguns meses o FGTS Digital entrou em funcionamento trazendo algumas novidades.

Uma delas é a possibilidade de acompanhamento dos depósitos feitos pelos empregadores e a mudança na data em que eles são feitos.

Tipos de as que do FGTS

Confira abaixo todas as modalidades de retirada dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço:

Saque FGTS: veja as opções de retirada disponíveis ou antecipação do pagamento (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Formas de sacar o FGTS mesmo trabalhando

Em seu conceito principal os trabalhadores só poderiam sacar o FGTS após se desligarem de um emprego. Mas, existem situações em que a Caixa Econômica libera os recursos mesmo com o profissional em atuação, confira:

Saque doença grave

Caso o trabalhador seja acometido por uma das doenças listas pela Caixa Econômica ele poderá solicitar o saque, confira a lista:

Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, o STF poderá fazer uma importante revisão no FGTS, saiba mais.

FGTS Futuro

Recentemente a Caixa instituiu o FGTS Futuro, modalidade também disponível para quem está com contrato ativo. Através dela é possível usar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para fazer o financiamento de imóveis.

O que diferente o FGTS Futuro do uso dos recursos do FGTS para o financiamento é o fato de que nessa nova modalidade os futuros depósitos que são comprometidos. Isso significa que se o trabalhador contratar esse sistema hoje, o próximo depósito de 8% será destinado para cobrir parte do financiamento.

Com isso é possível comprar imóveis de maior valor ou reduzir o valor da parcela mensal. Para saber mais sobre o FGTS Futuro, clique aqui.

Para acompanhar o saldo, verificar saques e acessar mais informações, baixe o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS.

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.
Sair da versão mobile