Todos os Microempreendedores Individuais devem se cadastrar no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET). Esse sistema foi criado para facilitar a comunicação entre os empreendedores e os fiscais. É através dele os MEIs de todo o país receberão as notificações importantes.
O nome Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET) pode enganar e fazer o empreendedor que não tem funcionário acreditar que não precisa se cadastrar. Mas, na verdade todos os MEIs devem acessar o sistema e atualizar os dados. Isso porque é através dele que as inspeções serão notificadas.
Cadastro no DET
- Antes de se cadastrar, faça uma conta gov.br de nível ouro ou prata. Se já possui uma de nível bronze, veja como subir o nível dela.
- Após isso, basta acessar o site do DET e fazer login com os dados da conta Gov.br.
- Quem possui e-CPF e e-CNPJ precisará de um certificado digital para fazer o acesso.
- Depois de fazer o login é só informar o endereço atual, número de telefone e e-mail. Vale lembrar que o e-mail deve ser válido e o cidadão precisa ter acesso a ele.
Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET)
- Depois de se cadastrar, o próprio empreendedor será o responsável por fazer o acompanhamento do sistema, conferindo a sua caixa de entrada do e-mail e até a caixa de spam.
- Isso porque é através do sistema que será enviado que as notificações de investigações e informações importantes serão enviadas.
- Além disso, também é possível fazer a autorização de acesso a terceiros. Essas pessoas poderão utilizar os seus dados de acesso e conferir as informações da sua empresa, incluindo as possíveis notificações.
- Para utilizar o DET não é necessário ter um contador, o próprio empreendedor poderá utilizar o sistema de forma fácil.
- Lembrando que todos os empreendedores devem fazer o cadastro, mesmo que não tenham funcionários.
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