BPC atualiza valor do novo salário; confira os detalhes

O BPC (Benefício de Prestação Continuada) segue o salário mínimo do país. Por conta disso, foi confirmado que havendo aumento do piso salarial brasileiro, os idosos e pessoas com deficiência que recebem o benefício serão diretamente impactados com reajuste no valor. 

valor do bpc
BPC atualiza valor do novo salário; confira os detalhes
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O pagamento do BPC é feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas não é previdenciário. O auxílio funciona como uma ajuda do poder público para manter a dignidade financeira dos idosos e das pessoas com deficiência que vivem em situação de pobreza. 

Qual será o novo valor de salário do BPC?

O valor do BPC será reajustado daqui há seis meses. Isso porque, um novo salário mínimo começa a valer dentro desse período, e o benefício segue obrigatoriamente esta quantia. 

Ainda não há uma definição oficial sobre o próximo piso, porque depende do resultado da inflação deste ano medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). 

Por enquanto o que se tem são expectativas sobre a próxima quantia, inclusive confirmada pelo governo federal. A ideia é que o salário do BPC seja atualizado em:

  • Novo valor do BPC: R$ 1.502,00 a partir de janeiro de 2025;
  • Aumento de 6,3% comparado a quantia anterior. 

Como receber 1 salário mínimo do INSS?

Não é preciso ser contribuinte do INSS para receber 1 salário mínimo pelo BPC, basta atender aos critérios como:

  • Estar inscrito no Cadastro Único;
  • Possuir renda familiar de 1/4 do salário mínimo por pessoa;
  • Ser idoso com mais de 65 anos de idade; ou
  • Ser pessoa com deficiência de qualquer idade;
  • Necessário comprovar a situação de vulnerabilidade e de incapacidade. 

O pedido é analisado pelo INSS que deve liberar ou não a quantia ao titular. O objetivo é garantir mais dignidade para esse público, permitindo que eles tenham acesso a um salário fixo todo mês. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com